Queda de cabelo e alterações nutricionais:

Primeiramente precisamos entender que nem toda queda de cabelo é sinal de calvície! A queda difusa, que percebemos ao tomar banho, ao pentear o cabelo ou até no chão ou travesseiro é chamada de Eflúvio Telógeno. É uma alteração temporária do ciclo capilar, em que ocorre uma migração dos fios para a fase de desprendimento. É normal perdermos cerca de 100 fios por dia, mas nesse caso a queda é bem mais intensa. Essa condição tem origem multifatorial, sendo causado por infecções, doenças crônicas, pós operatório, puerpério, estresse emocional, falta de nutricentes, entre outros, que geralmente ocorreram 3 meses antes do início da queda.

São muito frequente os seguintes questionamentos:.

”Mas, eu posso ficar careca?” : A resposta é: NÃO! Cada fio está em uma fase diferente da sua “vida”. Logo, enquanto uns caem, outros estão nascendo e crescendo.🙏🏼

”Já que meu cabelo está caindo muito no banho, vou ficar mais dias sem lavar?”: A realidade é que seu cabelo vai cair você lavando ou não. No banho, vc percebe isso pois aquele cabelo que estava solto, cai no chão. Se você fica sem lavar, ele vai cair mais na próxima lavagem.

“Estou com falta de vitamina?”: A resposta é PODE SER. Nesses caso devemos investigar alterações sanguíneas, como deficiência nos hormônios da tireóide, anemia, deficiência de vitamina D ou vitamina B12 ou deficiência de zinco.

Vamos conhecer fontes dessas vitaminas nos alimentos:
• Vitamina D: Gema de ovo, sardinha, atum, manteiga, óleo de fígado de bacalhau, salmão
• Vitamina B12: Fígado de boi, mariscos, ostras, carangejo, atum, coração de boi leite e derivados, ovos, carnes, atum e salmão e ovo.
• Ferro: Carnes vermelhas, fígado de boi, vegetais verde-escuros (espinafre, brócolis), tofu, quinoa
• Zinco: Carne bovina, cereais integrais, leguminosas, sementes, nozes, frutos do mar, laticínios, cereais integrais e chocolate amargo